quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Morando sozinha

Eu moro sozinha. Só que não.
Moro com minha mãe,  irmão e padrasto. Só que nossos horários juntos são tão raros que parece que estou sozinha sempre. Cada um tem sua faculdade, seu trabalho e seus outros compromissos. E nesses dois últimos meses, os três têm tido um compromisso quase todos os dias, sem hora para acabar (coisa religiosa, que é complicada de explicar).

O máximo que tenho conseguido são uns 10 minutos de manhã com minha mãe, enquanto nos arrumamos pro trabalho. Quando eu volto do trabalho ou da faculdade, eles estão fora. Quando chegam, eu já estou dormindo. Nos fins de semana, eles ficam fora. Nos sábados, eu fico com meu namorado, no domingo ele tem um curso e eu me vejo novamente sozinha.

Às vezes é ruim, você não tem com quem conversar, com quem comentar o filme. E domingo é um dia que cada um dos seus amigos está aproveitando de uma forma, então é difícil conseguir encontrar com alguém. 

Às vezes é bom, você consegue fazer coisas que normalmente não arruma tempo, como cuidar do seu corpo, arrumar seu quarto, seu armário, descansar e passar o dia deitada, pensar na sua vida, pensar na vida dos outros...

O problema é passar o dia sozinha no trabalho, apenas com aquelas conversinhas rápidas de elevador sobre o tempo, sobre a roupa da pessoa, sobre o horário. Nada duradouro nem agregador. Almoçar sozinha na rua. Ficar sozinha em casa depois. 

Vocês que acham que a tecnologia afasta as pessoas, me perdoem, mas estão enganados. O que eu faria se não ficasse conversando com meus amigos e meu namorado via e-mail, sms, Whatsapp e os outros meios de comunicação que temos? Creio que esteja me aproximando de quem não tenho como encontrar pessoalmente.

Mas enfim, isso de "morar sozinha" já foi uma experiência minha vivida no final do ano passado e início desse, quando os três foram para São Francisco. E nessa época, eu estava de férias da faculdade e tinha terminado com meu namorado, então a solidão bateu profundamente, não conseguia nem enxergar os lados positivos daquela situação nova.

Penso que se eu de fato morasse sozinha, não teria a expectativa de encontrar alguém, também não precisaria dar satisfação do porquê não lavei a louça. Mas talvez ainda vagasse pela casa pensando "e agora? o que eu faço?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário